sexta-feira, 22 de abril de 2011

Leonardo Boff e a santa semana.

Sai para passear com meu cão, que aliás era de minha filha, que casou, mudou de casa e agora vem com seu filho brincar com seu velho amigo "Duque". Então, nessa caminhada com o fiel companheiro encontrei um livro abandonado, sujo, alquebrado, ao léu, num monte de lixo. Apaixonado por livros, tomei-o nos mãos e levei prá casa onde o recuperei do abandono.
Para espanto meu a publicação trata da História da Dogmática Salvática, antes de Cristo. Um dos tomos de uma coleção voltada para um curso de Teologia, orientados pelo Dr. Leonardo Boff.
Ateu cristão, como  meu amigo Saramago, deixei o livro a espera do seu dono ou do momento de sua leitura, enquanto continuo na busca pessoal do encontro comigo mesmo, a passar por estudos da espiritualidade, espírita, budista, hinduísta, védica e cristã.
Respeito os indivíduos que se dedicam ao trabaho espiritual de doar, da caridade, pois aqueles que só querem receber pouco terão. Igrejas e missionários buscam seu rebanho, prefiro pensar Deus, como disse Jung. E estudar com atenção aqueles que praticam a fé com justiça e sabedoria. Cito como exemplo o entalhador da palavra divina, Leonardo Boff e, sem querer julgar fanatismos e oportunismos das falsas seitas que oferecem a a salavação pela espiritualidade, prefiro cuidar do cãozinho, das plantas e daqueles que precisam de minha ajuda.
O livro encontrado no lixo pode ser a chave para esta porta que me aprisiona na solidão do "Eu" egoístico, que tem esperança e, às vezes fé, pois esta porta, que mantém minha mente obscura ante injustiças e sofrimentos, tem a fechadura por dentro.
Ops! "Tinha uma pedra no meio do caminho" do Drummond e ele iluminou a mente humana com sua poesia. Isso me faz acreditar que o livro velho, abandonado, refeito e acariciado pro minhas mãos poderá trazer a paisagem poética ante minhas vistas cansadas, cerradas pela melancolia, depressão, desemprego de quem busca inventar o trabalho em harmonia com a Terra Mãe e o Céu, Pai do Universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário